SÓ MESMO UM MILAGRE
Nasci na época errada? Não acredito nisso. Mas tive essa sensação quando li o post de Nestor Torralbas, o meu amigo Joe. Dizia ele que o gol que nos tiraria da degola seria de Heleno de Freitas. Um voto simbólico. Mas o mais realista deles. Afinal de contas depender de Lúcio Flávio, Reinaldo, Victor Simões é dureza.
Passei todo o primeiro tempo voltando do Riocentro, onde fui ao stand do Mais Memória - Instituto da Memória e Propagação da Cultura e do Esporte, comandado pelo professor Izaias Nascimento. Por isso não pude acompanhar o primeiro tempo do jogo de hoje. Lá encontrei Amarildo e Roberto Miranda. O primeiro estava um pouco chateado por não ter sido incluído em Os dez mais do Botafogo. Expliquei que se tratava de eleição. O Possesso não entendeu muito. Paciência. Mas ele terá o meu respeito. Sempre. Fiquei meio sem graça. Mas essa foi mais uma grande atitude de Amarildo. Prova que os antigos jogadores, esses sim, se importam com a sua história e com a história do Botafogo. Não é esse arremedo de elenco que, desculpem-me a franqueza, acaba de rebaixar o Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas. Sou muito cético para acreditar em milagre.
Qual será a punição aos jogadores? Imaginem o jogador que rebaixasse um clube deveria permanecer no clube no ano seguinte, disputando a segunda divisão? Mas isso seria castigo demais para torcida tão apaixonada como a nossa. Uma torcida que teve que aguentar a volta de jogadores que não nos fizeram nada de útil no passado; que teve que ouvir um presidente falar que o rebaixamento era coisa remotíssima; que teve que aturar Lúcio Flávio acusar de não-botafoguense um torcedor que, muito justamente, o criticava.
Todos vocês, jogadores do Botafogo, com raríssimas exceções, não merecem vestir a nossa camisa. Porque vocês, não só no jogo de hoje, são e sempre foram, como definiu bem um amigo, “UM TIME DE MERDA, UM TIME SEM COLHÃO”.
Apesar de tudo, amanhã, mais do que hoje, amarei ainda mais o Botafogo!
Paulo Marcelo Sampaio
Enviado em Botafogo |
Novembro 29th, 2009 às 20:34
PM, eu nem diria “raríssimas exceções”. Diria raríssima exceção! Tira o Jefferson, junte o resto (incluindo - e principalmente - a diretoria) em um saco de lixo e dê para os urubus (as aves, não os molambos) devorarem!
Abs e SA!!!
Novembro 29th, 2009 às 21:52
Amigos, não consigo deixar de pensar que o Botafogo ficar na série A será tomada como uma “vitória” da parte dessa diretoria do Botafogo. PM disse tudo sobre voltar jogadores que nunca fizeram nada …E aconteça o que acontecer, isso vai continuar. O bordão “não vamos fazer loucuras” que o ASilva vive falando, é o mote para a mediocridade. Essa política do barato e ruim é o que domina essa diretoria do Botafogo, que só consegue pensar pequeno, e fazer shopping no Engenhão. Durante a semana, vão dizer que a “torcida vai fazer a diferença”, eterna desculpa, desviando a atenção de novo do problema, que é o time de qualidadade duvidosa… Porque a diretoria não toma atitude, compactua com esse time, os jogadores ficam dizendo coisas escabrosas: estão lamentando as “oportunidades perdidas” no jogo de hoje…Oportunidades perdidas??? Quais?? Os chuveirinhos de Alessandro e Lúcio Flávio dentro da área???? É muito cinismo … A continuar assim, ficaremos muito tempo na série B, porque com esse time o Botafogo não sobe fácil da série B … Fora Lúcio Flávio, Juninho, Alessandro … e mais um tanto de jogador lá, e diretoria. O Botafogo tem de ser desmanchado para fazer outro. Também sou muito cético com relação a ganhar do Palmeiras. Acho até que dá, mas sabendo que se ganhar nada vai mudar, honestamente não sei se quero que isso aconteça. Se for pra ficar na Série A do mesmo jeito que foi esse ano, PREFIRO A SÉRIE B … Lá não vou ficar sofrendo … Chega de sofrimento, e bom de ver jogar é o “time dos molambos urubus” … Afinal, eles estão jogando o fino. Não quero saber se jogam o fino ou não, o que eu QUERO É JOGAR MAIS FINO DO QUE ELES. Torço para o Botafogo, mas APRECIO O GRANDE TIME … que fazer??? É assim que é. Abs e saudações NEGRAS….
Novembro 29th, 2009 às 23:21
Os jogadores são limitados, mas a diretoria é muito pior. Ela é a grande responsável por este fracasso. Não é do ramo do futebol, não tem compromisso com o clube. Hoje em dia a tal “profissionalização” é uma cortina de fumaça para favorecer e viabilizar negociatas entre “empresários”, “dirigentes” que usam os clubes para negócios escusoa com jogadores (mercadorias), arrebentando os clubes. O Botafogo é mais uma vítima porque desde o final da década de 70 caiu na mão de quadrilhas que dilapidaram seu patrimônio e o colocaram nesta situação caótica. O atual presidente não tem a menor idéia de como administrar futebol. Por isso se cerca de gente incompetente, tão cega em matéria de futebol quanto ele.
O Botafogo, dos quatro grandes do Rio, foi o único que viu seu patrimônio ser dilapidado de uma forma quase irrecuperável. Agora chegou o momento da decisão, o “turning point”. Ou se torna uma empresa dirigida por gente que tenha compromisso com o futebol, com o clube e com o sucesso, ou vai se transformar num segundo América.
Novembro 30th, 2009 às 00:50
Preferir Serie B?????????
De jeito nenhum!!
O problema do Botafogo não é a diretoria, mas nossa torcida com mentalidade de derrota e supersticiosa.
Galera vamos mudar a atitude.
O florminenC estava pedindo impeachment do Horcades,xingando o fred surfista, diguinho etc… qdo percebeu q o clube é uma coisa muito maior
VAMOS GANHAR FOGO
VAMOS GANHAR FOGO
VAMOS GANHAR FOGO
Novembro 30th, 2009 às 11:03
Bruno,
Domingo va ao cinema, ao teatro, qualquer coisa, mas não assista ao jogo domingo.
Pensamentos como o seu é tudo o que o Botafogo não precisa domingo.
Quero a diretoria fora, mas o Botafogo na primeira, espero sinceramente que a torcida não pense como você, que lote o Engenhão domingo que faça sua parte e que o meu amado Botafogo permaneça na 1º divisão.
Novembro 30th, 2009 às 11:17
Paulo,
Esse não é o nosso BOTAFOGO!!!
Não conheço e não vivo o dia a dia de GS, mas pelo que li, na época, tenho certeza que o Bebeto (tão criticado) ao perceber a corja de abutres que se articulavam para retornar ao poder, indicando o fantoche do Omisso Omissão, melhor, o Nininho (realmente é muito inho para dirigir a nossa paixão), largou o barco no último ano. Ele sabia que tudo o que havia feito seria jogado no ralo!
Esses senhores já haviam rebaixado e exterminado com as finanças e patrimônio do clube. Ainda tiveram a (in) capacidade de indicar um dirigente com expertise em rebaixamento.
Até o final dos mandatos dessa corja sofreremos muito, a não ser que os GRANDES BOTAFOGUENSES se unam para exterminá-los de pisar em GS. Se os deuses do futebol e principalmente Botafoguenses não permitirem mais um rebaixamento teremos muito sofrimento até o final de 2011.
Como você, não acredito nesse bando que entra em campo, e com essa corja no poder, se cairmos, até o final do mandato do fantoche e sua corja estaremos na terceira divisão, infelizmente.
Se cairmos e até a saída dessa corja farei dois anos sabáticos dos estádios!
Abraços sofridos, tristes, e mais Botafoguenses que nunca!
Novembro 30th, 2009 às 11:59
Rafael, provavelmente eu tenho mais tempo de ser botafoguense que você, vi o Botafogo de jairzinho e Roberto jogar, vc viu? Eu torço para o Botafogo, mas não ACREDITO NELE! No meu ponto de vista, se acontecer do Botafogo ficar na primeira divisão, tudo que o clube não vai poder contar É COM CONDESCENDÊNCIA. Não conte com minha CEGUEIRA!!!! Há coisas que só mudam com traumas … COMEÇA A ACOSTUMAR COM A SÉRIE B de novo, e ESPERE, JUNTO COMIGO, QUE ISSO SIRVA DE APRENDIZADO. EU não gosto de pensar pequeno, imagino que também seja esse seu caso. O meu modo de pensar é o modo de muito botafoguense por aí, que têm outra maneira de ver as coisas. Tão botafoguenses como você, que querem vencer tanto quanto você. Ir ao Engenhão domingo???? Não faço o tipo “mulher de malandro” .. Gosto de quem gosta de mim. Prefiro ver o Flamengo jogar … Lamento te dizer. Ali eu vejo um time jogando futebol!!! São eles que vc terá de aturar, amigo … Eu não vou ter de aturar flamenguista, porque meus amigos rubro-negros reconhecem que eu reconheço esse time de merda que é o Botafogo!!! Sem arrogância e com hombridade. Fazer o quê??? São eles que ganham, não esse time de segunda divisão que é o Botafogo. Se o Botafogo passar, Rafael, e tudo continuar como está, seremos um TIME DE SEGUNDA DIVISÃO NA PRIMEIRA DIVISÃO. E teremos mais sofrimento e amolação. CHEGA DISSO!! QUERO GANHAR E VER MEU TIME JOGAR DE UM JEITO QUE ME ORGULHE… É simples, Rafael, para isso prefiro SER CRÍTICO A SER CEGO.Acho mesmo que torcida serve mais do que ficar balançando bandeirinha no estádio, fingindo solidariedade pra um time em que ELA NÃO ACREDITA!!!! Ab. e saudações mais que negras Rafael
Novembro 30th, 2009 às 12:04
Coloquemos a mão na cosciência!
Tinhamos um time montado pelo Cuca, que a torcida comçou a desconfiar que o técnico era pé frio, a diretoria (amadora) manda o técnico embora, contrata o Ney Franco que vence a Taça e a torcida (novemtente ela) sacaneia o Cuca dizendo que ele era o Vice. Agora o Cuca está no Flamengo e da uma chinelada no Botafogo na final do carioca. Quem é pé frio??? Quem é o responsável?? Ok, seguimos com Ney Franco e seu trabalho honesto, empate com o Palmeiras e a demissão do Ney Franco!!!! A diretoria amadora, insegura e trouxa, manda um cara que tinha um, pelo menos isso, esquema tático e o time ainda assimilava a perda do Maicosuel e Reinaldo, mas a diretoria, AMADORA, ouve a torcida, IMPACIENTE E IDIOTAMENTE SUPERTICIOSA, manda embora o Ney Franco. Aí vem a “jogada de mestre”, a diretoria AMADORA, contrata um técnico de 2 divisão de time de interior paulista!!!!! Um provinciano, falastrão que não tem conhecimento da grandeza nem da história do Botafogo. Hoje o time é um remendo de time, que vive as custas de gols de falta e lampejos do Jobson. Do outra lado o ~pé frio`do Cuca, ganhou o Carioca em cima do Botafogo e tirou o fluminense da zona de rebaixamento. Quem disse que a voz do povo é a voz de Deus não conhece a torcida do Botafogo. Sou torcedor do Botafogo, sempre fui contra a demissão de técnicos como Cuca e Ney Franco, quando será que vão aprender que o problema do Botafogo não é o técnico e sim a mentalidade tacanha dos dirigientes que são emocionais e dão ouvidos a quem devia apenas torcer e não pedir cabeças usando argumentos ridículos de suepertição? Contrataram um técnico de segundona, colocaram o Botafogo onde ele sabe, na segundona. Lamentável tudo isso e a torcida do Botafogo que aprenda a distinguir o que é futebol e o que é supertição besta.
Novembro 30th, 2009 às 12:12
Gil, é isso mesmo. Se cairmos pra Segundona, não será fácil sair de lá do jeito que está. Ir para a TERCEIRA eu acho meio difícil, porque o time do Botafogo de hoje é realmente um time de Segunda, sem pretensão a subir pra Primeira. O clube e dirigentes tiveram o campeonato todo para ver isso!!!! São arrogantes, como disse o Paulo, o presidente dias atrás veio dizer que o Botafogo tinha “chance remotíssima” de ser rebaixado. Isso é cinismo, ironia, ou desrespeito, ou autoritarismo????? Esses dirigentes do Botafogo são arrogantes .. e sabe o que é pior Gil?? Acho existe um CONLUIO entre dirigentes e jogadores, pp esses mais antigos, como Lúcio Flávio, que vem a público afirmar que não era botafoguense um torcedor como qualquer outro, que teve a hombridade de criticá-lo. Os jogadores, como nenhum clube quer, só o Botafogo, tem SEMPRE UM DISCURSO DE DESCULPAS afinado com a diretoria, que ao mesmo tempo não tem coragem de tirá-los de lá, e então esses jogadores tem de ficar. Se o Botafogo cair, vou ficar como vc. Anos sabáticos de futebol. O Botafogo com o estádio mais moderno da AL e na Segundona… Vai jogar com o XV de Jaú e XV de Piracicaba. Aí vão no estádio aqueles torcedores balançar suas bandeirinhas, provavelmente os que têm ingressos subsidiados, “jurando amor” por um clube medíocre e insistindo dizendo que “é a torcida que faz a diferença”, talvez querendo ir a sua casa, te arrancar do seu sofá ou do seu churrasco para ir ver Faéis, Lúcios Flávios, Reinaldos, Vitors Simões, Ricardinhos e todos os inhos pequenininhos que estão lá… E DEMAIS MESMO!!!! Vou passar a assistir o futebol europeu quando quiser ver futebol!!!! Abraços
Novembro 30th, 2009 às 14:26
Paulo, a coluna de hoje no site do Movimento Carlito Rocha está dizendo que HÁ MUITOS TORCEDORES DO BOTAFOGO QUE TÊM TODA RAZÃO para estar pessimista. Pessoas que foram VÁRIAS VEZES AO ENGENHÃO, apoiaram várias vezes, ESSE TIME, quando ganhou, ganhou sem CONVENCER EM MOMENTO NENHUM!!!! Desafio alguém a me dizer, honestamente, se viu - dos poucos jogos que o time ganhou - se em algum jogo o Botafogo jogou e convenceu!!!! VAI, ME DIGAM, sinceramente. O ditorialista do blog do Movimento Carlito Rocha está polidamente dizendo isso: que todos são botafoguenses, e que EXISTEM MUITOS QUE NÃO ESTÃO DANDO APOIO A ESSE TIME, e que esses milhares de torcedores têm toda razão do mundo, como todos que acham que é a torcida que ganha, TAMBÉM TÊM TODO DIREITO de ACHAR QUE QUEM GANHA É A TORCIDA. Na linha do que o editorialista do MCR diz, a única coisa que quero é ter preservada minha INTEGRIDADE FÍSICA caso eu escolha não ir ao Engenhão. Estou com o Gil: prefiro ir para o retiro a ver o Botafogo na segunda divisão!!! Mas tenho certeza de que se isso acontecer, NINGUÉM FEZ ISSO COM O BOTAFOGO, senão ele mesmo… A torcida, nós todos torcedores, os que aplaudem e os que vaiam, SOMOS BOTAFOGUENSES como qualquer outro, e temos direito à palavra, seja ela qual for: de crítica ou de elogio. Como diz o editorialista do MCR com muito acerto: os inimigos do Botafogo são outros, hoje!!!! Nào adianta a torcida se agredir, porque ela não tem responsabilidade nenhuma nisso. Ela já fez DEMAIS A SUA PARTE!!! Se formos para a série B, vamos começar a encará-la com sobriedade e assumirmos de vez por todas: SOMOS - OU ESTAMOS - UM TIME DE SEGUNDA DIVISÀO! E começar a lutar dentro dessa baliza. Para não haver rancores. E que vá ao Engenhão ver Botafogo e XV de Jaú quem quiser ir ver, SEM FICAR RESPONSABILIZANDO torcedores que escolhem ficar em casa com os filhos ou vendo novela, ou no botequim conversando com os amigos. Abs. e saudações a todos!!!
Novembro 30th, 2009 às 15:13
Prezado Paulo Marcelo,
Passamos, nós tortcedores, o ano inteiro aqui falando desse time sem coração , de uma diretoria omissa, um punhado de empresários a fim de ganhar um “troquinho” no Botatfogo e sabe o que vocês que tem influemcia na impressa alvinegra, do que resta dela, fizeram? Nada…só escrevendo sobre o passado. Agora, Ines é morta…E sabe o que é pior. É que no ano que vem ninguém, que poderia ajudar o Omisso Assumpçáo,não vai ajudar. E vamos ter um elenco pior do que esse que tá aí. Olhe bem para os exemplos tipo: Bahia, Portuguesa, Santa Cruz, Ponte Preta, Guarany (subiu agora depois de tantos anos). Ano que vem vai ser pior. Se cairmos (tomará que não) vamos ter que encarar esses times todos e mais Sport, Nautico e aqueles timecos chatos de Sãoo Paulo, fora Juventude e Figueirense (aqueles que a gente nunca se deu bem com eles), Tá feia a coisa. Não foi por falta de aviso. A torcida na verdade não fez a pressão necessária que outras fizeram, como o caso do Flamengo na virado do 1º para o 2º turno do carioca, no afastamento do Marcio Braga e do Kleber Leite. Na pressão que a torcida do Fluminense fez na presidência, pedindo até a renuncia do Orcades. E por aí vai. Futebol é pior do que paixão. Transcende as rais da racionalidade.Quem é sacaneado o ano inteiro e o resto da vida são os torcedores e não esse bando de imcompetentes que calçam as chuteiras (ou ferraduras) e esses “gordos” sentandos em suas poltronas de diretoria. Esses Andres e Andersons da vida que andam pelo Botafogo, e que já afundaram outros clubes (vide Figueirense) não tão nem aí. Ano que vem vão dizer que foram mal compreendido e vão embora. Não podem arrumar mais nada em GS. E o Omisso Assumpção vai ficar sozinho, até não aguentar e pedir uma licença. Aí tratem de implorar a volta do Manuel Reina, do Montenegro e vão dizer até que o Bebeto é que era o “presidente de verdade”. Quer ver um exemplo:Faltou pressão de todos os setores quer tinham influência no final do carioca. Lembram-se daquele almoço com o inmigo. O Flamengo dando uma de bonzinho…
E o Omisso Assumpção tava crente que tava abafando. Tolinho..Outro exemplo: Meio do campeonato resolve trocar de técnico e chama um cara pior do que o Ney Fraco..chama um técnico de 3ª escalão e ainda paga ao Barueri uma rescição de contrato (500.000,00).O Ney Fraco saiu e esse Estevão Soares continuou a escalar o mesmo time. Não deu uma chance para os garotos da base. Tinha tempo de arrumar a casa e não quis. Brigou com quem tinha um pouquinho mais de capacidade de jogar bola, como foram os casos do Michael e do Jonatas. Preferiu insistir em Alessando, Juninho, Wellington, Fahel, Leo Silva, Victor Simoões , Lucio Fçavio e o chinelinho de ouro - “Reinaldo”. Só não caimos antes por causa do Jeferson, mais nem milagres ele pode fazer mais. Diretoria incompetente em chamar de volta Lucio Flávio e Juninho - já tinham sacaneado o Botafogo - e agora , queria Dodô de volta. Sabe que eu vou fazer. Vou mandar a minha camisa do Botafogo pro Maurício Assumpção e dizer que ele conseguiu , desposi de mais de meio século torcendo por Botafogo, estrapolar todas as medidas que uma santa paciência podia ter. E ele me devolver a camisa quando for embora. Essesa jogadores todos sabem que ninguem quer mais esses caras. Tão achando que vão jogar alguma coisa contra o Palmeiras. Vão nada. Isso é uma raça que poucos valem alguma coisa, vide agora a final do Brasileiro quando jogadores do Corinthians e do Grêmio dizem abertamente que vão torcer pro Flamengo ser campeão. Isso na semana do confronto deles com o Flamengo. Racinha sem vergonha.Mas é isso aí. Vamos ver no que vai dar. Como só tem coisas que acontecem com a gente.
Novembro 30th, 2009 às 16:12
Entendo a amargura dos torcedores, mas não se deve confundir o Clube Botafogo com o time atual do Botafogo. O Clube do Botafogo não é medíocre e é por amor a esse Clube, que os botafoguenses devem, sim, ir ao Engenhão no domingo, torcer, xingar, exigir, seja da maneira que for, todas justas, pra que esse timeco ganhe do Palmeiras, pra que continuemos na série A, que é e será sempre o lugar do Glorioso. Até porque, nós torcedores não merecemos essa tristeza novamente e a tradição histórica do Botafogo também não.
Aí, ano que vem, são outros quinhentos. Que se cobre da diretoria uma postura à altura do Clube. Agora, temos que torcer até o fim, como se amanhã não houvesse!
Novembro 30th, 2009 às 16:19
Meu caro, veja nosso histórico recente:
2002: rebaixamento
2003: vice da 2a divisão
2004: “quase-rebaixado”, salvo nos minutos finais do campeonato..
2009: nos “estertores” da morte, até o momento estamos na segundona..
Ou seja, quase todo ano é essa história. Estou cansado de tanta mediocridade, chega de times ridículos. Precisamos de um time que faça história, nos dê um bi, um tri de qualquer coisa… (menos tri-vice, pelo amor de Deus). Precisamos também de ídolos: chega de jogador chinelinho..
Novembro 30th, 2009 às 17:21
Olga, eu concordo na parte que vc diz que ano que vem cobra-se da diretoria uma postura. E que torça pra o Clube agora … Mas o Clube não existe sem algo que encarne esse clube.. E o que encarna ele é esse time, porque, pelo menos eu não tenho notícia de outras modalidades de esporte que o Clube conquistou, ou está conquistando alguma coisa. O Clube que eu torço se encarna no time de futebol … Claro que é ótimo pensar que DEPOIS DE GARANTIR A PERMANÊNCIA, VAMOS COBRAR … Só que não há nada que indique que possa haver mudança!!! O episódio recente do Fluminense está aí pra quem quiser ver: episódio de solidariedade, chamou a oposiçào pra ajudar, reconheceu seus erros e o time saiu dignamente. O Botafogo na Segunda Divisão não vai deixar de ter tradição e estar na Segundona não desmerece ninguém!!!!! O que indigna a todos é ser sempre derrotado, não ganhar nada, e querer que eu torça pra uma coisa abstrata, pra um escudo, pra uma flâmula, pra uma história … Se isso não se concretizar na realidade, não adianta nada!!! Estou aceitando seu argumento, pp seu modo educado de dizer, sobre o apoio, mas francamente, estou muito cansado dessa história de, na hora de derrotas, os botafoguenses falarem em camisa, tradição, história, passado de glórias acima de todas as coisas… Não!!! QUERO UM TIME VENCEDOR QUE HONRE ESSE HISTÓRICO … torcer só pra uma história, pra um panteão é muito pra mim … A Série B não é desonra … Desonra é esse time que encarna o escudo do Botafogo. Ab. e felicidades
Novembro 30th, 2009 às 17:45
Prezado Bruno,
Você realmente tem razão, eu tenho menos tempo de botafoguense que você, não vi Jairzinho e Roberto jogar.
Mais amargurei os 21 anos de jejum e tinha 16 anos quando conquistamos o título de 89 em cima do flamengo.
Passei boa parte da minha infância ouvindo aquela musiquinha 1,2,3…parabéns…, e você acha que tinha vergonha de ser Botafogo? muito pelo contrário.
Quase sempre era o único da sala que torcia pelo Botafogo, não querendo desmerecer sua paixão, mas o meu batizado como Botafoguense foi mais doloroso que o seu. Quizera eu ter visto Jairzinho, Roberto, Marinho Chagas, Paulo Cesar Caju, e os imortais Garrincha e Nilton Santos, mas não vi, sei de suas história pois amo muito esse clube e tenho vários livros sobre o Botafogo, e é por esse amor que irei ao Engenhão, provalvelmente chorarei (espero que de alegria como foi contra o São Paulo).
Eu tenho um pensamento particular e acredito muito nele, que é de que torcida ganha jogo, confio no grito que sai do meu peito. Iremos ganhar sempre? claro que não. Mas prefiro pecar pelo excesso de amor.
Não sou cego e sei de todos os desmandos que essa diretoria está cometendo. Mas a minha cobrança começará depois do jogo, até lá os limitados jogadores terão o meu apoio e meu incentivo, pois eles e diretoria passam, até eu e você passamos, mas o Botafogo não, e me emociona em escrever isso, mas quero e quero muito que minha filha tenha o mesmo orgulho que eu tenho a vestir essa camisa linda e beijar esse escudo mais lindo do mundo.
Grande abraço
Novembro 30th, 2009 às 18:41
Rafael, nós vamos ganhar do Palmeiras, vamos chorar de alegria no domingo, e sua filha ainda terá muito orgulho do Glorioso. Ninguém cala esse nosso amor…
E Bruno, compreendo você, sua indignação é justa. E não acho que seja desonra a Série B, mas não a desejo.
O que desejo profundamente é que tenhamos ao menos sorte, ou que o Sobrenatural de Almeida (ele existe!)tenha piedade e nos socorra no domingo. Um forte abraço!
Novembro 30th, 2009 às 19:48
Amigos Olga e Rafael:
Também não desejo a série B, e nem me considero mais ou menos botafoguense que vc, Rafael, e não importo minha ou a sua história para justificar isso. Também tenho um sobrinho de 7 anos, botafoguense, por minha causa, que vem me abraçar todo feliz quando o Botafogo ganha.. mas o que vou dizer a ele se quiser mudar de time???? Não tenho nada a dizer … Honestamente, ganhar do Palmeiras pode até ser, mas como falei, só acredito por um momento, um instante, como foi a jogada individual do Jobson no jogo com o Sào Paulo. Mas não acredito muito não, e realmente prefiro não sofrer: se for ficar na série A em 2010 para viver esse mar de sofrimento e agonia em ver o Botafogo jogar, prefiro que ele vá disputar o campeonato do Kazaquistão … Como falei um dia, estou cansado dessas coisas que só acontecem com o Botafogo… Só acontecem porque há muito tempo não tem um time decente… Se tivésssemos times decentes, não precisaríamos dos entidades sobrenaturais para fazer vencer Olga. Prefiro ter ao meu lado 11 craques que ter um sobrenatural de Almeida. Quero o Botafogo um time, e não um time de superstições … Abraços sinceros a vocês, em preto e branco, e estamos juntos nessa, mas minha opção é por não sofrer, sempre.
Novembro 30th, 2009 às 22:27
Bruno, Rafael e Olga, vamos fazer o seguinte:
Bruno, você que gosta de bom futebol e acha que o time do mal está jogando “o fino”, sugiro que vá ao Maracanã domingo. Rafael e Olga, vamos ao Engenhão, torcer pelo Botafogo. Eu disse “Botafogo” e não pelos jogadores, que não merecem uma lágrima sequer. O Botafogo sim. Por tudo o que representou e representa em nossas vidas. Sofrimento e depepção fazem parte e sabemos que nossas vidas “alvinegras” não tem sido fáceis, mas nem por isso devemos desistir. Vamos fazer a nossa parte, já que eles não fazem. Vamos gritar o mais alto possível… “VAMOS GANHAR FOGO…”. Saudações.
Novembro 30th, 2009 às 22:37
Bruno, eu também queria ter, de preferência, 11 craques e mais 11 jogadores competentes e talentosos, pra “reposição de peças” (não são só os maus jogadores e dirigentes de clube que envergonham e deprimem no futebol atual, comentaristas que falam um troço nojento desse também deveriam ser vaiados e cobrados).
Falei do Sobrenatural apenas pra quebrar o clima, amenizar, tirar o peso da conversa. Não sou tão ingênua ao ponto de achar que o Botafogo será salvo por alguma entidade espírita. E também não gosto de sofrer, só de vez em quando.
Agora, que o Sobrenatural de Almeida do futebol existe, ah, existe…
Novembro 30th, 2009 às 23:39
Não há nada de “milagre” se o Botafogo vencer esse jogo. Afinal, venceu recentemente dois dos candidatos ao título (Inter e São Paulo). Vale dizer que, se o Coritiba perder o jogo para o Flu (o que eu acho bem provável), o Bota escapa apenas com um empate.
Desculpe, Paulo, mas você não está agindo como botafoguense de verdade.Está querendo que a instituição Botafogo sofra devido a um time ruim que foi montado por uma diretoria pífia. O Botafogo é maior do que todos eles. E seu lugar nunca será a 2ª divisão.
Dezembro 2nd, 2009 às 21:31
Paulo, estou com você. Os torcedores podem pensar diferente. Esse negócio de “instituição”, “passado de glórias”, “tradições”, “entidade Botafogo” não enche barriga de ninguém … QUERO VITÓRIAS! “Camisa” sem jogador pra envergá-la fica no armário pegando poeira … Que a história entre em campo se for PRA VENCER. Se não, FIQUE NO MUSEU! No mais, o “time do mal” Roberto pode ser o campeão, o que eu posso fazer? Ganhou do nosso “time do bem”, vai para a Libertadores, é atual campeão carioca … Olga, sobre o Sobrenatural de Almeida, só mesmo ele entrando em campo, porque se depender das forças terrenas, gostaria muito de acreditar, mas não acredito nelas … QUERO UM TIME QUE ME DÊ ORGULHO. Aí sim vou abrir o armário dos troféus e lembrar nosso passado. Enquanto isso, não torço pelos finos de carne e osso, Roberto, mas admiro o futebol que jogam. O Botafogo não é uma bandeira, um escudo, ou uma flâmula. O Botafogo é um time em campo …
Dezembro 2nd, 2009 às 23:37
Paulo Marcelo e amigos,
O momento botafoguense é de indgnação, angústia e esperança. Não é impossível vencer o Palmeiras, lembrem-se que jogamos muito bem no Parque Antártica, por pouco não vencemos e para variar fomos prejudicados.
Estou muito dividido em ir ao jogo, nesse campeonato fui a vários e gostava mais do time comandado pelo Nei do que pelo Estevão, não vi padrão de jogo, jogadas ensaiadas como na era Cuca, vi vitórias módicas e torço por mais uma neste próximo domingo.
Após o jogo, mesmo estando garantido na 1ª divisão, todos os botafoguenses de bom senso devem protestar pacificamente contra a Diretoria, não há espaço para mais erros, 2010 não pode ser igual 2009. Queremos craques no time, com craques a torcida volta!
*Momentos ruins eu já vivi, mas nunca parei de cantar e esse Fogo no meu peito, que nunca vai se apagar…
Abraço a todos e saudações alvinegras!
Luiz Rogério
Dezembro 3rd, 2009 às 02:05
“(…)O futebol só importa e é importante por ocasião das vitórias e das conquistas - das glórias. As derrotas, entretanto, diminuem o esporte -e o tornam insignificante. (As derrotas só diminuem o esporte, registro; jamais o clube)”
A citação acima é de um escritor e amigo querido. Acredito firmemente que a derrota pode até diminuir o esporte, mas jamais o clube. Portanto, domingo, torcerei, e se não der certo, se perdermos, se formos rebaixados, xingarei os jogadores, os dirigentes, talvez até chore, mas o amor pelo clube permanecerá intacto.
A todos os botafoguense, coragem e sorte, porque precisaremos. Um grande abraço!
Dezembro 4th, 2009 às 12:30
Bruno,
Que coisa mais medíocre! E vai ser o fato do Botafogo cair para a 2ª que vaui fazê-lo voltar a vencer?